Bacharelado em Biomedicina

O curso de Biomedicina da Universidade Federal de Uberlândia possui a modalidade de Bacharelado, oferecida em período integral. Os alunos do curso de Biomedicina da UFU tem formação profissional com solida base cientifica e são capacitados ao exercício de atividades de pesquisa e de docência em nível superior nas diversas áreas da biomedicina, bem como podem se envolver com atividades de investigação em análises clinicas ou exercerem atividades técnicas de alta complexidade em indústrias. Neste sentido os graduados nesse curso têm encontrado posição de trabalho nas diversas especialidades Biomédicas em Instituições Universitárias, Institutos de Pesquisa, Laboratórios de Análises Clínicas, Hospitais e Industrias.

Para que essa meta seja atingida a partir do 1° Período, os alunos tem contato com disciplinas do Núcleo de Formação Pedagógica para subsidiar ações futuras tanto no Ensino Superior como em todas as competências gerais do profissional Biomédico. O aluno deve, após cursar todas as disciplinas até o 5º Período, desenvolver atividades práticas relacionadas de acordo com sua opção, dentro da disciplina de Práticas Integradas. Além da descrição das experiências e atividades desenvolvidas, elabora relatório de atividades. Nos 7º e 8º períodos, cursão as disciplinas de Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde desenvolvem pesquisa, orientada por um professor, que será apresentada no formato de monografia a uma banca examinadora. Além das disciplinas obrigatórias o aluno deve cursar disciplinas pptativas e atividades complementares, perfasendo um total de 400 horas.

O curso de Biomedicina da UFU, que iniciou suas atividades recentemente (2007), passou já por duas avaliações (2010 e 2014), recebendo em ambas conceito máximo do MEC (nota 5), e nota máxima no ENADE 2013 (nota 5), quando foram avaliados os cursos de Biomedicina do país. Além disso, foi ranqueado pela Folha de São Paulo, no ano de 2014, como o quinto melhor curso de Biomedicina do país, e o primeiro entre os de Minas Gerais, além de ser classificado como um curso 5 estrelas pelo Guia Abril do Estudante, o que confirma sua excelência. Dentre as qualidades que o elevam a tal patamar, pode-se ressaltar a ótima visão que o mercado de trabalho e os avaliadores do MEC tem do curso da UFU, a qualidade de seu quadro docente, sendo formado em sua quase totalidade por docentes com doutorado, e em sua totalidade por docentes com dedicação exclusiva, a qualidade de nossos alunos, e a excelente infraestrutura didática e de pesquisa presente não apenas no Instituto de Ciências Biomédicas, mas também as Unidades Acadêmicas parceiras.

Dados acerca do Curso de Bacharelado em Biomedicina

Regime: Anual