Áreas de Atuação

Áreas de Atuação - Biomedicina

 

O exercício da profissão de Biomédico esta regulamentado pela lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979 e as áreas de atuação desse profissional são determinadas pelo Conselho Federal de Biologia e distribuídas da seguinte forma:

Pesquisa - O curso de bacharelado em Biomedicina da UFU se propõe a formar profissional com sólida base cientifica, capacitado ao exercício de atividades de pesquisas básicas e clínicas. O biomédico que optar por essa área de atuação terá que prosseguir sua carreira acadêmica realizando mestrado e doutorado e muitas vezes pós-doutoramento em instituições de reconhecida qualidade, sob orientação de um orientador ou supervisor, desenvolvendo trabalhos de pesquisa cientifica.

Saúde -  No âmbito da patologia clínica o biomédico pode realizar exames de análises clínicas, assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos; assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfusionais; assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades. Também pode trabalhar com perfusão extracorpórea, reproduação assistida, diagnóstico por imagem e citologia oncótica.

Também pode atuar em análises ambientais realizando análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente. Alem de trabalhar em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas e reagentes, como também  análises para aferição de qualidade dos alimentos (analises bromatológicas).

Perícia criminal também é uma área de atuação.

Educação - Todos os biomédicos podem atuar como docentes de universidades públicas ou privadas, sendo capazes de estabelecer articulação entre ensino, pesquisa e extensão/assistência, garantindo um ensino critico, reflexivo e ético.

Maiores detalhes quanto às áreas de atuação do Biomédico podem ser obtidas nas páginas dos Conselhos Federal e Regional de Biomedicina:

Conselho Federal de Biomedicina - http://www.cfbiomedicina.org.br/atuacao.php

Conselho Regional de Biomedicina, 3a. Região - http://www.crbm3.org.br/?pg=1&subpg=10&menu