Além da Vida - Projeto de Doação Voluntária de Corpos

Coordenadora: Dra Vanessa Neves de Oliveira

Vice-coordenadora: Dra. Daniela Cristina de Oliveira Silva

O Departamento de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia qualifica os futuros profissionais da área da saúde (Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Psicologia e Fisioterapia), ciências biológicas (Biologia) e exatas (Física Médica e Engenharia Biomédica) na disciplina de Anatomia Humana.

A falta de corpos para o estudo anatômico é uma realidade em quase todas as universidades do país. Muitos recursos tecnológicos são utilizados no intuito de aprimorar o ensino da Anatomia, entretanto nenhum deles substitui a eficácia e detalhes de informações contidas no material humano. Por meio da doação voluntária de corpos espera-se assegurar a excelência do ensino da Anatomia, uma vez que através dos corpos doados, a Universidade pode continuar formando profissionais com alto grau de conhecimento em Anatomia Humana para sua atuação profissional na sociedade. Além disso, o contato com o cadáver é fundamental, pois além de sua contribuição para o aprofundamento do aprendizado anatômico, também colabora na formação humanística dos alunos e sua percepção acerca das limitações e do enfrentamento da morte.

A doação é legalizada?

Sim, de acordo com o Artigo 14 da Lei 010.406-2002 do Código Civil brasileiro: "é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo".

O que é necessário para doar o corpo?

Ser maior de 18 anos. Caso seja menor de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis legais.

Existe algum custo para efetivar a doação?

NÃO. A não ser que antes da doação a família decida em realizar cerimônias póstumas (o que não impede que após as homenagens o corpo seja doado). Estes custos deverão ser pagos para a agência funerária contratada.

É possível fazer tanto a doação de órgãos como a do corpo?

Sim. A doação de órgãos para transplante será realizada a priori, assim que constatado o óbito. Os órgãos e estruturas não doadas para transplante serão encaminhados ao Departamento de Anatomia Humana e serão utilizadas para o ensino e pesquisa.

Por quanto tempo o corpo permanece disponível para estudo?

É difícil prever o tempo, pois a manutenção da qualidade das peças e preservação das estruturas depende muito da forma de conservação e do cuidado em manusear as mesmas.

O que será feito com o corpo depois de utilizado?

Após ser completamente estudado e ter contribuído de forma magnífica ao desenvolvimento profissional dos alunos, este corpo ou parte dele será sepultado.

Os familiares poderão fazer visitas ao corpo?

Não. O acesso ao acervo do Laboratório de Anatomia Humana só é permitido apenas aos alunos, professores e técnicos do Laboratório.

Algum tipo de doença ou idade impede de ser doador?

NÃO. O único fato que inviabiliza o recebimento do corpo é o motivo do falecimento. Corpos fruto de mortes traumáticas (acidente, homicídio ou suicídio) ficam sob o poder do estado, por isso não podem ser doados.

Existe alguma recompensa pela doação?

NÃO.

O que garante que meu corpo chegará até a Universidade?

Não temos como garantir, pois caso o familiar não informar a Universidade sobre óbito ou se não estiverem de acordo com o desejo do doador, o mesmo não será atendido.

Quais os trâmites para concretizar o desejo de ser um doador?

Informe seus familiares sobre sua decisão. Entre em contato com o Departamento de Anatomia Humana (34) 3225-8474 ou 3225-8475 e agende um horário para preenchimento dos formulários, ou envie uma cópia original de cada um deles conforme orientação abaixo.

Baixe os documentos:

1) FORMULÁRIO DE REGISTRO DO DOADOR (preencher e anexar 2 fotos)

2) TERMO DE DECLARAÇÃO DE INTENÇÃO DE DOAÇÃO DO CORPO PARA FINS DE ESTUDO E PESQUISA (preencher 2 vias e reconhecer firma da assinatura em uma delas. A assinatura da testemunha não precisa reconhecer firma. Entregar apenas 1 via e arquivar a outra)

3)TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO - DOAÇÃO DE CORPOS (preencher)

4) TERMO DE TESTEMUNHO À DECLARAÇÃO DE INTENSÃO DOAÇÃO DO CORPO PARA FINS DE ESTUDO E PESQUISA (preencher e reconhecer firma da assinatura)

O doador deverá reunir todos os documentos acima e entregar no Departamento de Anatomia Humana, pessoalmente ou via correio: Departamento de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia, Av: Pará 1720 - Bloco 2A – Térreo, Campus Umuarama, Uberlândia, CEP 38400-902.